Avaliação Psicológica & Neuropsicológica

A avaliação psicológica e/ou neuropsicológica é um instrumento da psicologia como ciência que possibilita verificar hipóteses e diagnósticos psicológicos para auxiliar o paciente nas tomadas decisão ou compreender um fenômeno psicológico.

Muito utilizado para levantar dados sobre o paciente, possibilitando um maior conhecimento e verificando questões a respeito de suas habilidades, personalidade e dificuldades.

A avaliação consiste na investigação de queixas trazidas pelos pacientes relacionadas ao funcionamento cognitivo, emocional e comportamental.  Através de técnicas de entrevistas e instrumentos clínicos (testes cognitivos padronizados e atividades qualitativas) é possível mensurar como o adulto ou a criança se encontra cognitivamente.

Através da avaliação é possível acompanhar casos de:

  • Personalidade
  • Habilidades Sociais e Comportamentais
  • Dificuldades Escolares como o TEA, TDAH
  • Avaliar Desenvolvimento Psíquico
  • Verificar possíveis distúrbios psicológicos
  • Avaliação Vocacional
  • Avaliação Psicológica Infantil
  • Avaliação Psicológica Adultos
  • Avaliação de Desempenho para Empresas
  • Avaliação de Desempenho Esportivo
  • Avaliação para fins jurídicos e processos

É importante salientar que além do trabalho realizado pelo psicólogo, os pais, familiares e educadores devem auxiliar no tratamento. Considerando que a criança participa de um grupo social, esse mesmo grupo deve ajudar no desenvolvimento da criança, possibilitando maior desenvolvimento assim como a melhora mais rápida da criança.

Dentro da avaliação psicológica é possível utilizar testes psicológicos autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia e cadastrados e aprovados pelo SATEPSI, órgão que regulamenta o uso de testes no Brasil por psicólogos.

Importante salientar que a avaliação psicológica não se dá apenas com testes psicológicos, mas sim em conjunto com outras técnicas avaliativas que o psicólogo ira utilizar.

Sendo assim, a avaliação é um conjunto de informações levantadas sobre o paciente que possibilitam um melhor conhecimento da pessoa, ajudando o mesmo a se conhecer e lidar com suas dificuldades de forma mais satisfatória.

Atenção: apenas o profissional de psicologia pode aplicar testes psicológicos e neuropsicológicos, o uso de instrumentos por outros profissionais que não sejam psicólogos é proibido.

De acordo com resolução 09/2018 do Conselho Federal de Psicologia:

CONSIDERANDO que a utilização de métodos e técnicas psicológicas constitui função privativa da psicóloga e do psicólogo, com base nos objetivos previstos no parágrafo 1º, do art. 13, da Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962, e no art. 4º, do Decreto nº 53.464/1964;

Art. 1º – Avaliação Psicológica é definida como um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas.

Caso tenha dúvidas nos escreva ou mande uma mensagem em nosso whats (15) 99820-2326, ou agende um atendimento na clínica em Sorocaba-SP.

Referência:

Resolução Nº 009, de 25 de abril de 2018. Estabelece diretrizes para a realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, regulamenta o Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga as Resoluções n° 002/2003, nº 006/2004 e n° 005/2012 e Notas Técnicas n° 01/2017 e 02/2017. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.